level1

sábado, 7 de maio de 2011

COMO LIMPAR PISCINA

Saiba Como Limpar sua Piscina, e manter a água sempre cristalina.

TROCA DA ÁGUA

A água de sua piscina é permanente, ou seja, sendo bem cuidada jamais haverá necessidade de troca. Mesmo que por eventual descuido ela esteja bastante irregular.Deverá ser tratada e será totalmente recuperada. Poderá estar com o PH desajustado, com ALGAS ou até mesmo com sujeira em excesso. Seguindo as instruções de decantação e aspiração ela voltará a estar em condições de uso.



ATENÇÃO !!!

_Nunca esvaziar sua piscina sem autorização expressa da Acqua Brasil Piscinas, pois, dependendo das condições, construtivas e tipo de terreno poderá haver prejuízos irrecuperáveis para a estrutura de alvenaria, tais como trincas ou rachaduras, bem como para o vinil. Observe que não estarão cobertos por garantia quaisquer danos causados em decorrência desse fato.

_Ao redor da piscina e da casa de máquina, deverá ser realizado pelo menos 1 MT. De contra piso e pedra, para evitar infiltração de fora para dentro devido as chuvas.

_É de fundamental importância que o nível do PH (Alcalinidade e Acidez), do Cloro Residual e o controle de Algas, sejam mantidos de acordo com o abaixo exposto, pois deles dependerão a durabilidade do VINIL, dos equipamentos e principalmente a saúde de seus usuários.

_A não observância dessas instruções poderá provocar manchas e uma rápida e acentuada descoloração no VINIL, além de danificar acessórios e equipamentos.

_Filtre a água de sua piscina diariamente por um mínimo de 04 a 08 horas, retrolave a areia do filtro após esse período e limpe o cesto do pré–filtro a cada 3 dias.

PRODUTOS QUÍMICOS

FUNÇÃO ESPECIFICA DE CADA PRODUTO:

Cloro......................................= Bactericida e germicida.
Algicida de Manutenção ..........= Evita a formação de algas .
Algicida de Choque................. = Eliminar algas.
Decantador líquido ................. = Decantar impurezas da água.
Redutor de PH (-PH) .............. = Reduzir o nível de PH
Barrilha leve (+PH).................. = Elevar o nível do PH.
Clarificante ..............................= Clarifica a água e melhora a filtragem.


COMO DECANTAR A ÁGUA DE SUA PISCINA

O método ideal para decantação da água de sua piscina, deverá ser através do uso de produtos líquidos, tais como: decantador ou aditivo para decantação .
Barrilha leve, Sulfato de Alumínio e Sulfato de Cobre são produtos impróprios para piscinas em vinil os quais deixam resíduos, que, depositados no fundo da piscina, acabam por manchá-la e se aspirados para o filtro, (empedram) a areia eliminando sua função de filtragem.
A título de exemplo e visando facilitar o tratamento de sua piscina,transcreveremos a seguir, instruções de uso de alguns produtos .

DECANTADOR

INSTRUÇÕES DE COMO FLOCULAR A ÁGUA TURVA DE SUA PISCINA:

1- Ligue o filtro na posição Recircular, com todos os registros abertos.

2- Medir o PH da água usando o estojo teste . Se estiver fora de faixa ideal 7.4 e 7.6, é necessário ajusta-lo.


3- Misture - Decantador usando seis ml. para cada metro cubico (m3) da piscina, dissolvido em um balde plástico com água da própria piscina. Espalhe na superfície.

4- Desligue o filtro após 30 minutos de Recirculação e deixe a água em repouso à noite inteira.

5- Na manhã seguinte, aspire o fundo da piscina jogando a água fora (válvula seletora na posição Drenar, com o registro de ralo de fundo fechado) com uma escova plástica escove as paredes laterais caso haja algas aderidas. Após a aspiração, ligar o filtro por 08 horas, com a válvula seletora na posição filtrar.

6- Após esse período analisar e reajustar o PH da água se necessário.

CONTROLE DO PH

O controle do PH deverá ser feito com a maior freqüência possível, ou no mínimo 01 vez por semana. A piscina estando ou não em uso, deve permanecer tratada e em condições adequadas, pois o PH mantido na faixa ideal, melhora a ação desinfetante do Cloro, não produz irritações nas pessoas e evita corrosão dos equipamentos e do VINIL. Habitue-se a usar frequentemente seu estojo de teste e tome as medidas corretivas, sempre que os resultados das analises, estiverem fora das condições ideais.

O PH deverá ser mantido constantemente entre 7,4 e 7,6.

ESTOJO DE TESTE para analise do PH e CLORO é encontrado em lojas de produtos para piscinas, e vem acompanhado das instruções de uso.

VERIFICAR A LEITURA DO PH

PARA VERIFICAR A LEITURA DO PH . PROCEDA DA SEGUINTE FORMA

1- Enxágüe o estojo de testes com água da piscina antes e depois de cada uso.

2- Mergulhe o estojo de boca para baixo, aproximadamente a uns 30 cm da superfície. A seguir, vire-o para colher a amostra.

3- Elimine a água que exceder o nível indicado no estojo de testes.

4- Abra a embalagem dos reagentes que acompanham o kit. Adicione, sem tocar com os dedos, 05 gotas de fenol, no recipiente do lado direito (PH ) do estojo.

5- Coloque a tampa e, com o dedo cobrindo o orifício central, agite até que os liquidos se misturem completamente. Depois, faça a leitura comparando os índices.

6- Se o nível de PH estiver fora dos limites máximo ou mínimo, mantenha a amostra de água no estojo e prossiga o teste para determinar a correção necessária, conforme instruções nas embalagens dos produtos.

COMO USAR A BARRILHA LEVE ( PH + )

ATENÇÃO !!

Quando fizer uso da barrilha leve (ph +), esta deverá ser perfeitamente dissolvida, para depois ser adicionada na água da piscina. Não permita que o produto, não dissolvido fique depositado no fundo do balde e seja colocado na piscina, a fim de evitar que o mesmo venha manchar o fundo da mesma.
PRIMEIROS SOCORROS
Em caso de contato com a pele ou os olhos, lavar abundantemente com água durante 15 minutos e chamar um médico. Se cair na roupa, tire-a imediatamente, lavando a pele e a roupa com muita água.




CLORO

INSTRUÇÕES PARA USO:

1-Usar de acordo com a indicação do fabricante.

2-Manter o PH da água sempre entre 7.4 e 7.6.

3-Em piscinas com sinais de algas ou água esverdeada primeiramente tratar com ALGICIDA DE CHOQUE.

CONTROLE DO RESIDUAL DE CLORO

1-Enxágüe o estojo com água da piscina, antes e depois do uso.

2-Mergulhe o estojo de boca para baixo, aproximadamente uns 30 centímetros da superfície. A seguir, vire-o para colher a amostra.

3-Elimine a água que exceder o nível indicado no estojo de testes.

4-Abra a embalagem do reagente que acompanham o kit. Adicione sem tocar com os dedos, 05 gotas de orto-tolidina (CLORO LIVRE) do estojo.

5- Coloque a tampa e, com o dedo cobrindo o orifício central, agite até que os tabletes se dissolvam completamente. Depois faça a leitura comparando os índices.

6-Se o cloro estiver fora dos limites máximo ou mínimo recomendamos, será necessário ajustar seu nível.

7- Não há possibilidade de reduzir o RESIDUAL DE CLORO disponível na piscina, assim o mesmo deverá ser cuidadosamente ajustado para evitar excesso.

A T E N Ç Ã O !

Nunca use TABLETES DE CLORO pois poderão manchar o vinil de forma irreversível se colocados diretamente na piscina ou se o suporte flutuante ficar parado, fazendo com que cloro se concentre em um único ponto da piscina.

Use CLORO GRANULADO este deve ser bem diluído antes de ser colocado na piscina, pois o grão de cloro, em contato direto com o vinil, poderá manchar o mesmo de forma irreversível.

Sempre que for necessário “aumentar” a quantidade de cloro para atender a um tratamento específico, essa dosagem deverá ficar o tempo mínimo suficiente para corrigir o problema.

O cloro é extremamente corrosivo e o excesso na dosagem poderá causar danos irrecuperáveis a sua piscina de vinil, aos equipamentos, acessórios e também a saúde de seus usuários.

Lembre-se que o ponto máximo de dosagem de cloro para a água de piscina esta entre 1.0 e 3.0 ppm.


CONTROLE DE ALGAS

Para se evitar a formação de algas, deverá ser utilizados um Algicida de Manutenção de acordo com as instruções do rótulo de cada produto. Da mesma forma será utilizado o Algicida de Choque nos casos em que a piscina estiver, impregnadas de algas.

ALGICIDA DE MANUTENÇÃO

Instruções para uso:

-Dissolva o produto em um balde plástico, e aplique-o na superfície da piscina.

-Dosagem inicial – 14 ml para cada 1000 litros de água.

-Dosagem de Manutenção – 03 a 05 ml para cada 1000 litros de água, semanalmente, deixando o filtro ligado por pelo menos 01 hora, posicionando a alavanca da válvula seletora do equipamento na posição Recircular.

ALGICIDA DE CHOQUE

Instruções para uso:

Em piscina com água esverdeada, paredes e escadas escorregadias, siga as instruções abaixo:

Ajuste o PH da água na faixa de 7.2 a 7.6.

Dissolva em um balde plástico, 05 a 07 ml de – Algicida de Choque para cada 1000 litros de água, em vários pontos da piscina e ligue o filtro com a alavanca da válvula seletora na posição Recircular por pelo menos 01 hora.

Dois dias após, com uma escova plástica, escove as laterais e aspire o fundo da piscina para remover as algas mortas. Use a alavanca da válvula seletora na posição Drenar.

29 comentários:

  1. AO CHEGAR DE FÉRIAS, MINHA PISCINA ESTAVA VERDE E HORRIVELMENTE SUJA. MUITAS FOLHAS DE NONI E FRUTOS HAVIAM CAIDO DENTRO DELA E HAVIA TAMBÉM MUITAS LARVAS DE MOSQUITO.
    1-LIMPEI PRIMEIRO OS RESÍDUOS SÓLIDOS DA PISCINA.
    2- APLIQUEI 400 ML DE CLORO PARA MATAR AS LARVAS.FILTREI POR 2HS.
    3- NO OUTRO DIA ESPALHEI BARRILHA 350 ML.( NÃO ACONTECEU NADA E PERDI O PRODUTO).
    4- NO OUTRO DIA, COLOQUEI MAIS 400 ML DE CLORO E DECANTADOR, DEIXEI FILTRAR 2 HS.
    5- NÃO CONSEGUI NADA COM ISSO.
    6 NO OUTRO DIA,LIMPEI AS ALGAS COM UMA VASSORA NO VINIL, ESPALHEI O DECANTADOR E AMANHÃ VOU VER COMO ESTÁ, POR QUE ELA CONTINUA VERDE E NÃO ESTOU CONSEGUINDO DECANTAR ESSA PISCINA. COMO FAÇO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU CARO... MINHA PISCINA TAVA A MESMA COISA.... POREM... PRIMEIR COISA, LIMPE O GROSSO E VC TEM DE CONTROLAR O PH UM POUCO ACIMA DO NORMAL ANTES DE TUDO DEIXANDO CIRCULAR A ÁGUA SOMENTE... DAE APOS CONTROLADO O PH, CONTROLE O CLORO... FEITO OS DOIS, AGORA É COLOCAR PRA DECANTAR UM LÍQUIDO CLAREFICADOR , USO O GENFLOC, EM TORNO DE 6 A 8ml X 1.000 LITROS... DEIXO CIRCULANDO EM TORNO DE 4 HORAS E NO OUTRO DIA SUA AGUA VAI ESTAR TODA LIMPISSIMA E SUJEIRA E LODO VAI TUDO PRO FUNDO... DAE ASPIRA JOGANDO FORA TUDO.... APOS FEITO, MEÇA O PH E CLORO NOVAMENTE E FILTRE POR UMAS 4 A 6 HORAS E PRONTIM!!!

      Excluir
    2. muito obrigado pelas dicas

      Excluir
    3. muito simples remova toda sujeira solida, jogue algicida de choque, esfregue toda piscina, depois de umas 6 horas jogue meio kilo de sulfato de aluminio mecha bem a agua coloque pra recircular nunca filtrar com sulfato na agua, se tiver cascata deixe ligada para mexer a agua bastante misturar desligue depois de 1va duas horas, no dia seguinte aspire jogando fora a agua, bem aspirado, corrija o ph se a piscina pegar sol jogar 10 a 15 grama de cloro por metro cubico apos as 18:00 escove as paredes e o fundo, jogue o clarificante e deixe ligado na posicao filtrar por umas 5 horas desligue e no outro dia aspire o fundo pronto agua estara limpa e brilhante

      Excluir
  2. 28/02/2013 Minha piscina está com o ph muito baixo, e a alcalinidade também, o técnico passou para usar redutor de ph da hpt, da tampa branca já usei dois litros e não deu resultado, o que eu faço? a água está parda, que a gente não ver o fundo da piscina. por exemplo. poe a escova e não ver ela no fundo da piscina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não houver o controle do ph e do cloro não resolve, não adianta colocar mais produtos que só haverá mais gastos, se houver o correto controle do ph a piscina ficará limpa.

      Excluir
  3. Parabéns por essa linda postagem, muitas pessoas tem muitas duvidas em relação a limpeza de piscinas, com essas dicas acho que as pessoas aprenderão a economizar com a limpeza da sua própria piscina.
    parabéns......

    Sucesso

    ResponderExcluir
  4. Sou uma marinheira de primeira viagem, após ler essas dicas vou tentar limpar minha piscina... e economizar um dinheirinho!

    ResponderExcluir
  5. Minha piscina é de plástico, a borda dela é inflável e ficou toda manchada de ferrugem. como faço para limpar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor solução seria pintar novamente pois estas manchas não saem fácil, existe tinta própria para vinil.

      Excluir
    2. Tinta Epoxi Piscinas

      Excluir
  6. Eu estava mexendo com anilina e minhas mãos mancharam e eu entrei na piscina e quando eu vi a piscina estava manchada no fundo com anilina roxa o que eu faço ??
    cloro ajuda a sair ??

    ResponderExcluir
  7. limpei minha piscina ficou bem limpa mais um dia depois chuvel e a agua ficou novamente verde como fasso para tratar para ela não ficar verde novamente.

    ResponderExcluir
  8. Ao drenar a piscina, procuro deixar o respectivo registro só um pouco aberto, mas mesmo assim,vejo que estou des perdiçando muita água. Qual a maneira correta, a fim de se economizar água?

    ResponderExcluir
  9. Olá. Minha piscina está com a água limpa, mas o rejunte está todo com lodo, está grudado e muito difícil a limpeza. Como faço, se já utilizei a técnica de aumentar o PH e mesmo assim ainda está muito grudada.

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite! Estou muito intrigada com meu gato, ele teve uma lesao no olho e esta sob orientacao veterinaria e tomou dipirona alem de alguns colirios, o que resultou em vomitos seguidos a quase uma semana, só que ele bebe agua da piscina, a qual foi colocado elevador de alcalinidade e sulfato de cobre. Esses produtos podem ser a causa dos vomitos? Muito grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ester !
      Pegue as embalagens desses produtos e veja no rotulo quais são os principio ativos deles, em seguida ligue para a veterinária que cuida do seu gatinho, e pergunte a ela se esses componentes fazem mal para animais.
      O principio ativo do Elevador de Alcalinidade , é o Bicarbonato de Sódio, que é utilizado até na culinária, portanto acho que não faça mal.
      O sulfato de cobre é um produto químico utilizado para o controle de doenças fúngicas e bacterianas em plantas. Também é utilizado na irrigação e sistemas municipais de tratamento de água. Funciona como um moluscicida, uma substância que repele e mata lesmas e caracóis. O sulfato de cobre é tóxico a humanos e animais se ingerido. Seres humanos desenvolverão sintomas se o produto entrar em contato com a pele ou olhos ou se for inalado.

      Tchau
      www.lgpiscinas.com.br

      Excluir
  11. morcego fez coco na minha piscina de fibra como limpar me ajuda

    ResponderExcluir
  12. presiso de limpar minha piscina de fibra,morcego sujou a agua, por fovor o que eu faço,me ajude. obrigada

    ResponderExcluir
  13. ola como limpa minha piscina que mancho todo fundo de azul ,acho que e por causa do rodo de aspira por favor me ajuda e ja esfreguei com escova e nao sai o manchado de azul.

    ResponderExcluir
  14. Muito legal a sua dica amigo sobre piscinas parabéns, quero aproveitar a oportunidade e dizer para quem que ou vai construir uma piscina O Ponto das Piscinas e um empresa que tem ótimos preços e sabe tudo sobre piscinas veja só => http://www.pontodaspiscinas.net/

    ResponderExcluir
  15. Adorei as dicas, comprei uma piscina recentemente e não sabia como limpá-la. Ainda bem que encontrei seu blog, porque hoje mesmo eu ia comprar o cloro em tablete, mas já que você disse que mancha vou optar pelo cloro granulado mesmo e diluir bastante para não correr o risco de manchar. Obrigada pelo post, irá me ajudar bastante :)

    Beijos,
    Denise

    ResponderExcluir
  16. Minha piscina é inflavel, guardei ela de um ano pro outro, e quando fui montar de novo, a borda ficou toda manchada. Oque fasso ??

    ResponderExcluir
  17. tenho uma piscina de 11.000 litros é a primeira vez que uso, quanto de cloro tenho que colocar?

    ResponderExcluir
  18. Tenho a mesma dúvida. Mesmo esfregando, usando algicida e controlando o cloro, o rejunte sempre volta a ficar verde depois de 1 semana. Mas a água está clara.

    ResponderExcluir
  19. Nossa, muito bacana o artigo de vocês. Uma outra coisa importante para as piscinas são as Cercas de Proteção para Piscinas

    ResponderExcluir
  20. Muito interessante, com certeza este blog me tirou muitas dúvidas sobre como limpar piscinas. Quero deixar aqui também um ótimo curso que ensina como limpar piscinas, que vai ajudar a somar com os conhecimentos adquiridos no blog, é o curso Piscina Limpa que ensina como limpar piscina aquecida, ou piscina fria, como controlar a limpidez e a limpeza da água. Muito bom.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, teve uma festa em minha casa e jogaram shampoo na piscina, oq eu faço para tirar a espuma dela, que produtos devo usar ?

    ResponderExcluir
  22. Teve uma festa em minha casa onde jogaram shampoo na piscina. O que faço para retirar a espuma, e que produtos posso usar para deixar a água limpa ?

    ResponderExcluir

Postagens populares

Seguidores

SITES ESTRELAR

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"